sexta-feira, 22 de julho de 2011

Publicados os descritores para as provas do 3º bi de 2011

A SME-RJ disponibilizou nesta semana, na intranet e na internet, os descritores para as provas do 3º bimestre. Aqui no blog você também tem acesso aos descritores de Ciências específicos para as escolas que participam do Programa Cientistas do Amanhã. Para visualizá-los, acesse a guia "Descritores 3º bi 2011", localizada na parte superior direita deste blog, conforme mostra a figura a seguir:

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Tutor Dyego Carletti destaca o trabalho e a dedicação da professora Luciana Dantas, da EM Paulo Freire

É muito comum ouvirmos relatos dos tutores sobre professores que trabalham com o Cientistas do Amanhã com interesse e afinco e desenvolvem trabalhos incríveis nas escolas. Muitas vezes, os tutores dizem que conviver com esses professores é um dos pontos altos do dia-a-dia deles nas escolas.

A fim de prestigiar o bom trabalho desses professores, resolvemos começar a compartilhar no blog esses relatos dos tutores.

Hoje estamos publicando o depoimento do tutor Dyego Carletti sobre o trabalho e a dedicação da professora Luciana Dantas, da EM Paulo Freire. Nas palavras do Dyego:

Gostaria de destacar o excelente trabalho que a professorra Luciana Dantas, da EM Professor Paulo Freire, tem realizado com suas turmas de 3º ano. Pude presenciar por diversas vezes o interesse da professora e, principalmente, dos alunos em trabalhar com o Cientistas do Amanhã. Dispondo de muita boa-vontade e dedicação, a professora consegue passar aos seus aluno, com sua mansidão e alegria, o que o Projeto tem de melhor.

Veja o que a professora diz sobre as aulas de ciências:

“As aulas de ciência têm sido uma valiosa experiência, os alunos gostam e participam com interesse. Fazer as experiências é, sem sombra de dúvidas, a parte que mais desperta o interesse das minhas turmas e a medida que o tempo passa a postura para executar as experiências amadurece, fazendo com que o trabalho flua sem transtornos”.

É muito gratificante entrar na sala de aula e visualizar o gosto dos alunos por ciências. São esses momentos que me fazem, como tutor-formador, acreditar que as aulas de ciências têm muito valor para a formação crítica de um aluno, pois ele passa a ser capaz de olhar para o mundo ao seu redor e compreender que vivemos num ambiente interligado por diversas comunidades e suas interações.

Parabéns à professora Luciana Dantas pelo seu ótimo trabalho!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Relato da professora Bárbara Salles, da EM Joana Angélica, sobre o trabalho com a Unidade Ciclos de Vida

Vejam o relato da professora Bárbara Salles, da EM Joana Angélica, sobre o trabalho com a Unidade Ciclos de Vida, com destaque para o uso do Diário de Ciências:


Olá, me chamo Bárbara Salles, sou professora da turma 1302 da
Escola Municipal Joana Angélica no bairro Vila Kennedy.

Muitas atividades diversificadas foram realizadas neste ano na Unidade “Ciclos de Vida” que precisam ficar registradas como, por exemplo, a construção coletiva de um cartaz abordando como é a vida das borboletas e o uso permanente do Diário de Ciências com exercícios de fixação e revisão dos conteúdos abordados a fim de auxiliar os alunos para o período de avaliação. Atividades complementares atraem a atenção dos alunos para o assunto em questão, favorecendo o aprendizado.

O Projeto Cientistas do Amanhã surgiu com uma proposta de crescimento cognitivo e pessoal do aluno e, gradativamente, vem atingindo seu objetivo.

Parabéns a todos os envolvidos no Programa e vamos juntos rumo à segunda Unidade, pois há muito trabalho pela frente!


Parabéns, professora! Certamente teremos muito trabalho e muitas alegrias e conquistas pela frente!


quarta-feira, 13 de julho de 2011

Relato da professora Aziene, da EM Ernesto Francisconi, sobre seu trabalho com Rochas e Mineirais

Alguns professores nos dizem que trabalhar com a Unidade Rochas e Minerais é difícil. Mas muitos professores adoram! Veja o depoimento da professora de 4º ano Aziene Bonfim de Oliveira, da EM. Ernesto Francisconi (8ª CRE), que não apenas concluiu com êxito as atividades dessa Unidade como também pôde perceber um grande interesse dos alunos pelo tema:

Sou professora do 4º ano da Escola Municipal Ernesto Francisconi na 8ª CRE, tenho duas turmas e trabalhamos a unidade Rochas e Minerais, concluindo com êxito as atividades!

Minhas turmas demonstraram um enorme interesse nas atividades propostas. A cada aula eles vinham com mais assuntos e com isso venciam as dificuldades pertinentes ao tema e as aulas transcorriam com bastante motivação.

A montagem do mural com as rochas na sala também foi um momento bastante proveitoso e de muita interação das turmas.

O que ficou mais evidente, a meu ver, foi o interesse despertado em meus meninos nos estudos sobre o que era rocha - entender que pedra é só um nome vulgar, a classificação das rochas e minerais, a formação do planeta... Utilizei informações da unidade Terra, Sol e Lua (de 5º ano) para integrar e ajudar a avançar na construção dos conhecimentos. O estudo das placas tectônicas coincidiu com os terremotos, tsunami e vulcão em erupção no Japão, proporcionando uma interação dos fatos com as atividades realizadas, transformando assim a tansposição dos conhecimentos.

Está sendo bastante gratificante trabalhar com os temas das unidades propostas, pois desperta tantos nos alunos quanto em mim a curiosidade por saberes ainda não descobertos.

Parabéns, professora!

terça-feira, 12 de julho de 2011

No CIEP Henfil, professoras estudam juntas as Unidades do Programa

No CIEP Henfil, algumas professoras se organizaram para estudar juntas as aulas do Programa - e esse trabalho em parceria está dando muito certo! Vejam o que elas nos contaram sobre essa experiência:

Professora Vanessa Nascimento de Lima, sobre seu trabalho com a professora Renata de Marins L. N. Borges (ambas do 5º ano):

Gosto de trabalhar em parceria com a Renata (também do 5º ano), porque tiramos as dúvidas uma da outra e comparamos os resultados das aulas. Assim, melhoramos a qualidade do trabalho e os alunos se sentem motivados a participar, e mais ainda, a gostar das aulas de ciências.


FOTO: Vanessa e Renata


Professora Ana Lúcia Souza de Oliveira, sobre seu trabalho com as professoras Ana Cristina Lima Gomes e Tatiana Gregório C. Araújo (todas do 1º ano):

Trabalhávamos em dupla, pois assim dividíamos e compartilhávamos idéias, mas atualmente pescamos mais uma e formamos uma equipe!


FOTO: Ana Lucia, Tatiana e Ana Cristina


Essa não é uma ótima ideia?

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Mostra de Ciências na EM Andrea Fontes Peixoto será em 15 de julho

A EM Andrea Fontes Peixoto, localizada no Parque Columbia, vai realizar sua mostra de Ciências de 2011 no dia 15 de julho. Na mostra, os alunos apresentarão experiências realizadas nas aulas de ciências e o resultado dos trabalhos com lixo realizados no entorno da escola.

Aguardamos ansiosos pelas fotos e relatos do evento!

Bom trabalho a todos!


terça-feira, 5 de julho de 2011

Unidade Terra, Sol e Lua inspira poemas da professora Janaina Viana da Silva Barreto, da EM Rubem Berta

A professora Janaina Viana da Silva Barreto, do 5º ano da EM Rubem Berta, compartilhou conosco um de seus grandes talentos: transformar em poesia conteúdos da Unidade Terra, Sol e Lua. Vejam os poemas que ela nos enviou:

Grande elenco

Terra, sol, lua

Protagonizam o universo

Estréiam agora, neste instante

Em cada verso

Neste palco

A Bailar

Um lento pião

Dia e noite

Eis a rotação

A mesmo tempo

A terra charmosa

Inclinada roda

Do sol em volta

Com prazer a translação

Produzindo ao ano

Cada estação

Eu vejo a lua

A distancia do sol

É a mesma da lua?

Majestoso é sim ele

A vida não é?

Atuando como holofote

Dizem que do céu

É a estrela farol.

_______________________________

A Lua

Companheira da terra

Símbolo da paixão

O céu é o seu palco

De transformação

Se transformação como a vida

Num movimento contínuo

Sem desviar seu olhar

A lua olha pisca para terra

Juntas a bailar

A lua vai bailando

Sua face fica escura

É lua nova

Que vem chegando!

Mais um lindo movimento

Na sua evolução

É a lua crescente

Que vem chegando toda imponente

Agora, sim!

Vejo a lua completamente

O farol ilumina sua face repletamente

Mais de repente Ela inteira e aos poucos

Vai sumindo

Vai minguando

E a minha face vai fechando!

Mas não é o fim

O espetáculo continua!

Para minha surpresa a lua se renova

A terra vai bailando

E o farol, aos poucos iluminando


Lindos, não? Professora, parabéns pelo trabalho!