quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Sangari prepara professores e desperta entusiasmo dos alunos, diz especialista

Parecer técnico recomenda adoção da metodologia de ensino de Ciências

A metodologia Sangari para o ensino de Ciências é uma solução que contribui para "melhorar o desempenho do professor e, consequentemente, o interesse, entusiasmo pela Ciência e a aprendizagem do aluno". A constatação é de Maria Madalena Rodrigues dos Santos, especialista em Educação com renome internacional, que analisou e emitiu um parecer técnico de alto nível sobre a metodologia brasileira. O programa, afirma ela, "apresenta uma proposta interessante e inovadora, e vem solucionar questões essenciais", preenchendo no Brasil "um vazio no ensino das Ciências no Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano".

O parecer da especialista é mais um reconhecimento da qualidade e da eficácia da metodologia Sangari, que já recebeu aprovação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), entre outras instituições internacionais. Doutora em Educação pela George Washington University, mestre em Educação pela California State University, Madalena foi professora titular de Educação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), atuou no governo de Pernambuco e no Ministério da Educação, foi Country Sector Leader dos Setores Sociais do Banco Mundial para o Brasil e hoje atua como consultora e especialista sênior em Educação para o Banco Mundial.

O parecer da especialista recomenda a adoção do programa da Sangari nas redes públicas: "Espera-se que o poder público possa examinar a viabilidade da oferta de maneira sustentável desse programa nas escolas públicas para que se desenvolvam gerações de alunos críticos, criativos, participativos e inovadores, e com as competências necessárias ao desenvolvimento individual de cada um e de um país que enfrenta um cenário internacional de grande competitividade".

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